24 janeiro, 2011

Própolis no BRASIL

A propósito do último post, não podia ficar indiferente a uma curiosa forma de produção de própolis no Brasil. Os esquemas foram retirados dos seguintes vídeos (já publicados no montedomel):
http://www.apiariobicodocce.com.br/?p=335 e http://www.apiariobicodocce.com.br/?p=342

Pelas imagens percebe-se que o utensílio de recolha de própolis é um caixilho de madeira, formado por duas ripas horizontais e três pequenos pilares a uni-las.

O conjunto é encaixado numa fenda lateral da alça e posteriormente preenchido com própolis pelas abelhas, que apenas deixam uns pequenos orifícios de acesso.

Não posso negar que a ideia é no mínimo excelente e de investimento muito barato, para não falar na extrema facilidade de recolha do própolis. Basta retirar do orifício o pequeno caixilho de madeira com a ajuda de um formão e extrair o própolis em bloco com uma faca ou espátula.


Ficam-me no entanto algumas dúvidas: a enorme fenda aberta na alça para embutir o caixilho não irá provocar alguma pilhagem por parte das outras colónias?
Será possível colocar mais que um caixilho na mesma alça (aumentando a fenda) sem que com isso se promova a pilhagem?

A alça onde se localiza o caixilho também serve para armazenar mel?

Para quem pense que o espaço a "propolizar" é demasiado grande, já tenho observado cortiços, cuja "boca" inferior (com mais de 25 ou 30 cm de diâmetro) se encontra completamente tapada com própolis...

Situação semelhante, encontrada numa colmeia da minha região. O objectivo não foi produzir própolis, apenas as abelhas reduziram a entrada numa zona com muita actividade e pilhagem de vespas.

Estou com muita vontade de experimentar esta estratégia para a produção de própolis, parece-me ser um método muito mais rápido, barato e eficaz que o convencional…

Só por curiosidade, a planta Baccharis dracunculifolia (Vassourinha), onde no Brasil as abelhas extraem a matéria prima para o conhecido própolis verde.

4 comentários:

Abelha Preguiçosa disse...

Já várias vezes me pareceu que as abelhas têm necessidade de reduzir a entrada mas até agora nunca observei o relatado na penúltima foto!! Nestas situações geralmente o que me parece que elas fazem é destacar operárias para tapar o excesso durante o tempo necessário do dia.
Mas já me vou habituando às surpresas das abelhas, e mesmo na minha pequena amostra consigo distinguir umas mais propolizadoras do que outras.

Eu achava melhor se a altura do utensílio de recolha de propolis fosse regulável, conforme as abelhas fossem propolizando, mas isso ia estragar a simplicidade que parece ter este processo.

adelino ramos disse...

amigo Pifano,vi este video e tá tudo muito bem mas na minha santa ignorância será que este método resulta para o nosso clima? especialmente agora com este frio!...
acho abertura muito grande para o nosso inverno .
Nesta zona do Brasil não têm frio como cá em Portugal,quando muito terão muita chuva no inverno.
Poderá haver nuances que me estejam a passar ao lado, mas estou certo que irá invertigar a fundo a adaptação desse método para ser utilizado por cá.
um abraço.

MELFONTENOVA

Anónimo disse...

Saudações apícolas!
Óptimas imagens.
Se funcionar por cá é pelo menos muito mais fácil de fazer a recolha do que com as grelhas, mas as suas interrogações são muito pertinentes, principalmente no que diz respeito à pilhagem.
Também se a alça não puder ser usada para recolha de mel...
Um abraço.
Abelhasah.

Francisco disse...

É um metodo simples e prático, o que faz com que realmente desperte a vontade de exprimentá-lo. Mas a minha maior duvida, deve-se com o facto de, existe na nossa flora matéria prima suficiente para rentabilizar o processo!
A exprimentar

Abraço
Francisco