13 janeiro, 2013

Rainha do Sol, O que é que as Abelhas nos estão a dizer?

Documentário sobre a beleza das abelhas e as suas ameaças pela primeira vez em Tomar

Dia 26 de Janeiro a Mata dos Sete Montes em Tomar vai receber a estreia do documentário “Rainha do Sol” legendado em Português. Este evento, organizado pela Associação Apicultores do Centro de Portugal, é gratuito e aberto à população de todas as idades. Através de imagens e histórias fascinantes, o documentário expõe ao longo de 1 hora, a grande beleza e magia das abelhas mas também as grandes ameaças que elas enfrentam na actualidade.

As abelhas desempenham um papel fundamental na polinização de muitas plantas, algo que é essencial para a produtividade da agricultura e dos ecossistemas. “As abelhas são responsáveis por 4 em cada 10 dentadas da nossa comida” diz um especialista no documentário. Sem a polinização não teríamos, por exemplo, a maioria dos frutos e vários outros alimentos. Além desse papel fundamental elas ainda oferecem produtos valiosos como o mel, a cera, o pólen, o própolis, a geleia real. Conhecer a organização e funcionamento de um enxame é também algo extremamente enriquecedor.

No entanto, as abelhas enfrentam ameaças nunca antes vistas, um fenómeno tem feito desaparecer sem explicação muitos milhões de abelhas em todo o mundo e tem sido motivo de preocupação de apicultores, cientistas e decisores. Chamam-lhe o Síndrome do Colapso das Colónias e é uma ameaça séria às abelhas, à prática da apicultura e ao Homem no geral. O documentário Rainha do Sol mostra o que é que pessoas em várias partes do mundo estão a fazer para reverter esse problema.

Dia 26 de Janeiro, às 16h00 na Casa do Guarda (Centro de Interpretação) da Mata dos Sete Montes venha conhecer a “Rainha do Sol” e o maravilhoso mundo das abelhas. Depois da exibição do filme haverá um momento de tertúlia com apicultores acompanhado de provas de produtos apícolas.

Tomar, 13 de Janeiro de 2013

Associação Apicultores do Centro de Portugal

1 comentário:

Unknown disse...

Como encontro esse documentário,por favor? Tem na internet?