10 outubro, 2013

XIV Fórum Nacional de Apicultura - Tavira - Algarve

7 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde,
Gostaria de saber onde conseguiram encontrar os vosso tabuleiros para secagem.

Obrigada

Alien disse...

Olá José Lemos,

Suponho que se trata dos tabuleiros de secagem de pólen. Esses construimo-los nós, com madeira e rede mosquiteira.
Tem como dimensões aproximadas 100x50x10mm, mas essas medidas são pouco importantes, é preferível adaptá-las a qualquer estrutura que já possua.

abraço
Joaquim Pifano

João Cardoso disse...

boa noite.
eu sou novo nesta área e gostaria de saber se eu para fazer uma caixa isca tenho de usar cera velha ou nova?
há, mais uma coisa eu fiz uma caixa para meter os quadros mas ela ficou pequena á algum mal se eu cortar um pouco as dimensões do quadro?

Alien disse...

Olá,

É habitual colocar-se um quadro de cera velha na caixa isca para atrair as abelhas, os restantes quadros podem ser lâminas de cera nova.

Não há qualquer problema em cortar ou acrescentar os quadros, mas depois eles só servirão para essa colmeia ou para outras colmeias dessas dimensões, basicamente perderão valor porque não têm as dimensões standard.

Cumprimentos
Joaquim Pifano

João Cardoso disse...

ola...
mais uma coisa, da para fazer um cortiço para apanhar as abelhas, se sim, o que se usa para as atrair, alias o que se usa também na caixa isca para as atrair?
obrigado...
comprimentos
João Cardoso...

Alien disse...

Olá João Cardoso,

Além de uma série de mesinhas tradicionais que os apicultores mais idosos utilizam com ervas aromáticas, rosmaninhos, alecrins, vinhos, etcs... actualmente compra-se um produto em spray ou em creme (parece massa consistente) de nome comercial "Abejar" e que é muito barato e eficaz.
Consegue encontrar isso em qualquer casa de produtos apícolas.

abraço
Joaquim Pifano

João Cardoso disse...

ola...
muito obrigado pelas dicas.
vou la ver se me safo com isto, espero ter sucesso... mais uma vês obrigado.