26 novembro, 2008

Alerta: Varroose


Durante esta semana recebi vários telefonemas do Centro e Sul do País, informando sobre infecções de Varroa destructor anómalas para a época, até porque esta data coincide com o fim dos tratamentos.
Independentemente dos medicamentos utilizados registaram-se vários casos de Varroose, o que á primeira vista parece indicar resistência dos ácaros ou reinfestações.
Não é de modo algum um sinal de alarme, no entanto... o seguro morreu de velho, convém que se façam inspecções aos apiários no sentido de se detectarem os respectivos sintomas. As baixas temperaturas e ventos fortes dos últimos dias dificultam bastante uma inspecção acurada às colmeias, no entanto devem mesmo ser feitas.
O ideal é aguardar por um dia mais calmo, ensolarado, e abrir as colmeias ao fim da manhã ou depois de almoço, quando as temperaturas estão mais elevadas. Nunca esquecendo que esta intervenção deverá ser o mais célere possível. Antes de abrir as caixas, o apicultor deverá observar bem o terreno frente às mesmas, para procurar abelhas expulsas e que normalmente têm as asas atrofiadas.
Cuidado com os falsos diagnósticos, muitas vezes encontramos o terreno limpo frente às colmeias, só porque nesta estação algumas vespas coloniais procuram alimentos activamente, removendo todos os cadáveres de abelha.

Resta agora saber se esta anomalia sanitária não seja já um reflexo da “novidade” do actual Programa Apícola Nacional, pois com o fim da distribuição gratuita de medicamentos milhares de colmeias ficaram sem tratamento.

Sem comentários: