26 fevereiro, 2009

Colmeias Diferentes - 6

Um marcador de rainhas diferente.
A partir de uma seringa de 100 ml, revestiu-se o êmbolo com esponja e cortou-se a extremidade (onde se encaixa a agulha), que se tapou com rede:


Agora não façam como um amigo meu, apicultor experimentado, a primeira vez que usou tal utensílio, molhou a esponja do êmbolo em tinta e entreteve-se a dar "toques" na rainha enclausurada, de modo que a "marcou" para toda a vida...

3 comentários:

Mário disse...

Excelente gadjet, e parece ser de utilização fácil.

Hugo Martins disse...

É de fácil utilização e ainda mais fácil construção! Basta ter acesso a este tipo de materiais.

Eu já fiz um destes para mim!

sergio_apic disse...

Já que estamos a falar de marcação de rainhas: - atenção ás partes do corpo onde se marca a rainha - patas, cabeça, abdómen é sempre de evitar ao máximo pois são pontos de emanação das ferormonas da rainha tão necessárias ao estímulo das abelhas. Apenas o tórax da abelha rainha deve ser pintado, e não é necessário muita tinta. Eu pessoalmente quando marco as minhas rainhas, pergunto-me a mim mesmo se não será maior o prejuízo que o ganho? pois ás vezes penso que ao querer-mos pintar a rainha pode-mos estar a prejudica-la ou seja estamos a adicionar-lhe algo que não faz parte da sua natureza fisiológica? O que pensam sobre isto?