26 fevereiro, 2009

Flora Apícola: Tojo e Alecrim

Dois dignos representantes da flora da minha região:
O Alecrim, não muito abundante, mas pela quantidade de flores na mesma planta, anima bastante os apiários próximos. Surge um pouco durante todo o Inverno e parte da Primavera, pelo que se torna importante no crescimento das colónias para a época principal.
O Tojo, segundo alguns apicultores de regiões bem próximas, é pouco interessante para a pastagem das abelhas, mas onde não há outra coisa...

6 comentários:

Mário disse...

Eu num apiário ainda tenho algum tojo durante o inverno, mas é pouco atractivo para as abelhas, ai o alecrim e o rosmaninho, se o cá tivesse... a musica era bem diferente :)
abraço
ferradela

Ganhão disse...

As minhas trabalham bem no tojo, é um tojo mutp especial que está em floração só na primavera junto com o alecrim e a esteva/chara, mas elas vão lá buscar muito polem e tambem nectar.
Abraço
josé Ganhão
mel da eira

Alien disse...

Caro Ganhão,

O Tojo e a Mimosa são florações cuja procura pelas abelhas depende da restante floração disponível.
Onde não há mais nada são muito procuradas pelas abelhas, mas onde há salgueiros e alecrim pouco ou nada visitam essas plantas.

abraço
Joaquim Pifano

Ganhão disse...

As minhas trabalham bem no tojo, é um tojo muito especial que está em floração só na primavera junto com o alecrim e a esteva/chara, mas elas vão lá buscar muito pólen e também néctar.
Abraço
José Ganhão
mel da eira

Ganhão disse...

Amigo Pifano

esta especie de tojo é muito procurada mas havendo outras florações envolventes, como era o caso da semana passada onde havia algum rosmaninho e esteva e tambem só algum tojo. tirei algumas fotos que estão no neu face album tojo e vou lá colocar uma foto envolvente para podermos ver que havia mais plantas floridas, esta semana volto lá e vou ver melhor, tambem tenho tojo aqui em almada e na beira baixa mas elas este que é deferente não o trabalham ou seja eu não vejo uma unica lá.

Abraço
José Ganhão

Alien disse...

Caro amigo Ganhão,

De facto há diversas espécies de tojo, decerto que algumas mais procuradas pelas abelhas, mas de uma forma geral as leguminosas são espécies botânicas pouco polinizadas por abelhas, suponho que a maior excepção é mesmo o trevo.
Impressiona ver hectares e hectares de flores amarelas de tremocilha e as abelhas pouco ou nada as visitam.

Abraço
Pifano