24 novembro, 2009

Muros Apiários: Silhas dos Ursos (Gerês)

Ainda não foi desta que o Gerês se viu livre de mim…
Primeiro foram as “Corpelas” dos Cortiços, depois veio a Flora e as paisagens apícolas do Parque Nacional, e agora um assunto não menos importante e que há muito me fascina: As Silhas dos Ursos, uma forma de Muros Apiários.
Recordo-me de há uns anos atrás ter visto uma reportagem na Revista “O Apicultor”, sobre a existência destes imponentes muros apiários que protegiam as colmeias/cortiços do ataque dos ursos, quando estes animais ainda faziam parte da nossa fauna.
Encontrando-me naquele local não podia deixar de procurar as ditas “Silhas dos Ursos” que imaginava de dimensões imponentes (face ao predador) e não me desiludi.
No próprio Parque existe um percurso pedestre denominado “Percurso Silhas dos Ursos” que tem uma extensão de cinco quilómetros e uma duração de cerca de três horas para ser percorrido. É muito fácil de encontrar, quando nos deslocamos de Gerês para Campo do Gerês, fica do lado direito da estrada e começa no sítio da “Junceda”.
O Trilho começa junto à Casa do Guarda e não precisamos de andar mais de 50 metros para encontrarmos a primeira Silha, da qual fiz estas fotos. Creio que há outras Silhas no percurso, mas nos 1000 ou 1500m que percorri não vi mais nenhuma, ou desatenção minha ou estariam em tão mau estado que não as reconheci…

A própria Silha da qual publico as imagens, está reduzida a um monte de escombros, mantendo ainda uma parede por outra do que se adivinha ter sido uma figura rectangular ou quadrangular com dez a quinze metros por outros tantos.
A altura original das grossas paredes feitas de grandes blocos de granito devia rondar os 2,5 a 3 metros.

Mais tarde, à conversa com o Sr. Pires do Parque de Campismo da Cerdeira (Campo do Gerês), contou-me que nem todos os cortiços eram protegidos dos ursos nas ditas silhas. Havia quem os colocasse em locais inacessíveis às feras sobre grandes blocos de pedra.
Locais de tão difícil acesso que até o próprio apicultor tinha dificuldade em os alcançar…

A imagem anterior, é uma montagem gráfica do que poderiam ter sido os apiários ancestrais, colocados em locais de difícil acesso ao ataque dos ursos...

2 comentários:

AB disse...

Um à parte:

Então já não há mais Meltoon?

No meu apiário, há 2 fãs :)

Abraço

Alien disse...

Caro AB,
De todas as perguntas possíveis e imagináveis, havia uma que eu temia que me fizessem... e o AB conseguiu acertar em cheio ;-)

De facto há muito que não tenho publicado o Meltoon, mas a semana passada andei uma série de tempo a pensar nesse assunto.
Espero que o Meltoon regresse no início de Dezembro, vou inclusivamente tentar outro formato para que não se tenha de clicar na imagem para ser legível.

Mas... o objectivo do Meltoon era (e talvez ainda seja) fazer rir, ou pelo menos sorrir os apicultores e os visitantes em geral deste blog.
E as circunstâncias actuais da apicultura dão mais é vontade de chorar.
Mas haja esperança, a quadra que se avizinha é propícia a isso... quer para o Meltoon quer para a Apicultura.

Um grande abraço e obrigado pelo "lembrete"

Joaquim Pifano