02 fevereiro, 2011

Quadros “Porta – Cúpulas”, com imaginação…

Na sequência do último post sobre os Nucléolos de Fecundação de Rainhas “desencantei” estas imagens com quadros porta cúpulas muito “criativos”…
Durante uma sessão de criação de rainhas, levada a cabo numa formação de apicultura na ADERAVIS, deparamo-nos com um problema habitual: o destacar do alvéolo real para enxertar num núcleo. Na primeira “fornada” colocamos as cúpulas directamente nos travessões do quadro, e não só foi difícil retirar alguns alvéolos como também não foi muito linear a forma de os enxertar na nova colónia.
Foi então que a criatividade dos formandos apicultores resolveu apresentar as seguintes propostas:

Quadro Porta Cúpulas com Pionés

Esta modalidade já era muito conhecida, mas eficaz.
Ao colocarmos as cúpulas sobre os pionés, não só se torna mais fácil retirá-los do travessão do quadro porta-cúpulas, como demonstram as imagens, como depois também fica facilitada a tarefa de os enxertar num quadro de criação:


Quadro Porta Cúpulas com uma régua de encaixes

Este sim, foi uma verdadeira “revolução” no modo de fixar as cúpulas nos travessões e nas colmeias de destino dos alvéolos. Os arames disponibilizados nos suportes de cúpulas, criadas para o efeito, permitem muita manobra para todas essas operações.
Entretenho-me a pensar no trabalho que o criador de tal arte teve para dobrar a chapa metálica milimetricamente e de lhe fazer todos aqueles entalhes certeiros. Já para não falar da paciência para recortar chapas com 5 ou 6 mm de diâmetro, perfurá-las, passar-lhes um eixo metálico pelo centro e soldar todo o conjunto (arame de fixação incluído), e funcionou!

Resta saber se é útil para a tarefa que foi concebida, infelizmente não chegou a ser testada… mas que é engenhosa, isso é. Se alguém quiser aproveitar a ideia, ainda não foi patenteada…


Quadro Porta Cúpulas para suportes Cupularvae

Tecnologia muito conhecida, é aqui apresentada apenas para efeitos de comparação.

3 comentários:

Abelha Preguiçosa disse...

Eu andava a "magicar" um sistema em que o quadro porta cúpulas funcionava com rolhas de garrafa que se apertavam em parafusos...
Para enjaular as rainhas ia tentar arranjar daqueles rolos para as senhoras encaracolarem os cabelos...
:)

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
Estou a imaginar todos aqueles arames e ranhuras com própolis e cera.
As réguas de fixação que inicialmente usei eram atravessadas por um parafuso que deixava de fora apenas dois fios de rosca. As cúpulas de cera eram fixadas com cera derretida a rodelas de madeira com 1 cm de espessura, cortadas de cabos de vassoura. Tinham um pequeno furo na face oposta à cúpula que enroscava na ponta do parafuso, mas mesmo só com dois fios de rosca, com luvas , com as abelhas à volta, com calor e tudo o mais,parecia que nunca mais acabava de desenroscar as rodelas com os alvéolos reais. Acabei por alargar os furos nas rodelas e fixo-as apenas com cera derretida . A ponta do parafuso ficou e serve apenas de guia para centrar as rodelas.
É simples e não funciona mal.
Um abraço.
Abelhasah.

Alien disse...

Olá Abelhasah

Pessoalmente prefiro a utilização dos travessões com pionés, muito eficazes e expedictos. Ou então os porta cupulas adaptados às cupulas cupularvae, obviamente.
Recordo que na altura advertimos o apicultor para esse facto, no entanto aí imperou o engenho em construir tal artefacto que não contou, claro, com a polinização das abelhas.
Não faço ideia do sucesso de tal quadro porta cúpulas...

abraços
Pifano