13 março, 2013

Apiocasião 2013

Apiocasião 2013 

Realizou-se no passado mês de Fevereiro a 3ª edição do certame APIOCASIÃO, que mais uma vez levou a Macedo de Cavaleiros – Trás-os-Montes, centenas de apicultores, familiares e outros aficionados pela causa apícola.

As ameaças de chuva e demais mau tempo ainda ameaçaram a realização do desfile de confrarias, mas o S. Pedro, Padroeiro de Macedo de Cavaleiros, e o Santo Ambrósio, Padroeiros dos Apicultores, acabaram por dar uma ajuda e a festa decorreu sem quaisquer percalço, digna do orgulho de participantes e organizadores. Foram 14 confrarias e participar no encontro, sendo uma delas originária da Estónia e que se fez representar por 3 confrades.

Durante a parte da tarde ainda houve lugar para a entronização de novos confrades e “confradinhos”, estatuto possível para filhos e netos de confrades já entronizados.

Na já habitual feira do mel e de material apícola participaram a totalidade das cooperativas de Trás-os-Montes: Boticas, Chaves, Bragança e Mirandela, e ainda a Sociedade dos Apicultores de Portugal (SAP) de Lisboa. Participaram também nas vendas de mel, empresas de Sintra, de Macedo de Cavaleiros, Bragança, Zamora e de Madrid.

A somar a tudo isto, contou-se também com outros stands de venda de produtos regionais onde se podia adquirir queijos, enchidos, bolos, licores, ginginha e um stand exclusivo da confraria. Mais de 1000 visitantes percorreram os diversos stands, confraternizaram e decerto passaram um dia tão divertido como só a Macmel consegue proporcionar neste género de eventos.

O colóquio contou com vários oradores que apresentaram temas apícolas, onde se destacou a presença de António Pajuelo, conhecido técnico apícola do país vizinho, co-responsável também pela monitorização do curso de provadores de mel, monitorizado também pelo Professor Paulo Russo, e que ocorreu durante o certame. Cerca de 250 pessoas participaram no colóquio (50 vindas de Espanha) e 38 no Curso de Provadores de mel, entre os quais 14 confrades da Confraria do Mel, ficando esta entidade com um painel de provadores próprio.

Colóquio

14:30 - Abertura e boas vindas (Exm.º Sr. Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
14:40 - Ana Pelicano (médica e apicultora) Picadas de Abelhas, Segurança no Trabalho
15:00 - Ruben Rogão (Gestor da Macmel e apicultor) Pólen - produção e conservação
15:20 - Alfonso Llovel (Beecomplet, apicultor) A importância da alimentação na apicultura
(intervalo) Moldagem de cera com Benigno Besteiro, apicultor da Galiza
16:00 - António Gomez Pajuelo (Consultor apícola, apicultor) Doenças das abelhas, a Varroa, principal problema da apicultura, debate.
Moldagem de cera ao vivo, com Benigno Besteiro, apicultor da Galiza.

Foto vencedora do Concurso de Fotografia - Apiocasião 2013

A organização envia um agradecimento especial a Benigno Besteiro, que veio da Galiza para nos ensinar a moldar cera.

Sem comentários: