15 março, 2013

Quadros Articulados (parte II)

Recordam-se dos Quadros Articulados para nucléolos de estágio e fecundação de rainhas, criados pelo Vicente Furtado?


Durante a última visita apresentou-nos mais uma série de apetrechos que complementam e melhoram o funcionamento dos referidos nucléolos de quadros articulados.

1- Alimentadores vocacionados para alimento sólido, viscoso e ou líquido:
Trata-se de um recipiente quadrangular, moldado em papel de estanho, reciclado a partir de embalagens alimentares, que se adapta ao espaço da câmara de alimentação. A pequena grelha de material flutuante evita a morte das abelhas por afogamento.

2 – Alimentadores vocacionados para alimentos líquidos:
Utiliza-se uma garrafa de plástico de 20 cl, encaixada numa base de madeira com dois orifícios concebida para o efeito.

3 – Porta-nucléolos (baby núcleos):
Um engenhoso utensílio de madeira que permite encaixar as alças de dois nucléolos facilitando bastante o seu transporte.

3 comentários:

Κώστας Ελευθεριου disse...

Very nice work my friend!!!

Unknown disse...

Boa noite,

Os meus parabéns quer ao amigo Vicente pelas suas maravilhosas invenções a que nos vai habituando, quer ao autor do blog por mais um excelente post!!!

Estou tentado em fazer este tipo de nucléolo em roofmate, e em vez de utilizar o quadro da alça utilizo o do ninho (usando o sistema articulado) isto para o poder utilizar na formação da nova colónia.

Qual a Vossa opinião relativamente a esta ideia???

Saudações apícolas,

Paulo Marcelino

Alien disse...

Olá Paulo Marcelino

A vantagem de utilizar quadros articulados deve-se precisamente ao facto de esses quadros poderem ser reutilizados noutras circunstâncias que não apenas o nucléolo de fecundação/estágio, seja por isso na alça ou no ninho, poupando-se assim equipamento.
O facto de os nucléolos de fecundação serem sempre pequenos (com quadros pequenos) é porque não é necessário mobilizar grandes quantidades de abelhas para essa função, e não é por se utilizar um quadro do ninho (em vez do de alça) que essa regra é alterada, pelo que me parece uma ideia tão boa quanto a original!
Desejo que faça um bom trabalho e se possível envie-nos fotografias do resultado.

Abraços
Joaquim Pifano