30 outubro, 2008

Insólito


Ontem, 29 de Outubro pelas 14 horas um incêndio deflagrou no mato perto da freguesia do Maranhão – Concelho de Avis. Nada o fazia prever, a temperatura era consideravelmente baixa e para todos os efeitos o tempo dos fogos já foi.
No seu caminho, destruiu cerca de 18 colmeias móveis e outros tantos cortiços no apiário do apicultor Manuel Rosa. Muitas outras colmeias ficaram visivelmente danificadas e com as populações bastante reduzidas. Estima-se um prejuízo bem superior a mil euros, que muito certamente será suportado apenas pelo apicultor.
Valeu a pronta intervenção dos Bombeiros Voluntários de Avis, evitando que o incêndio atingisse maiores proporções destruindo as restantes colmeias e a mata circundante.
Segundo as palavras do responsável local da Protecção Civil, tratou-se de uma situação comum, na medida em que ainda há muitos combustíveis finos, como os pastos, dependentes da humidade atmosférica. Ou seja, se chover, esses pastos deixam de constituir perigo, mas se o tempo aquecer, associado aos ventos que se fizeram sentir ontem, muito facilmente secam e se reúnem as condições favoráveis ao deflagrar de incêndios.
Já diz o velho ditado acerca das “barbas de molho”, nunca é demais investir umas horas com a roçadora no mato para evitar surpresas desagradáveis.
Ao apicultor, claro está, sobra a indignação pela falta de indemnizações que confortem a quem o azar bate à porta.







Sem comentários: