07 dezembro, 2008

Avis mellifera 2008...


O CONCURSO DE MEL

Júri: Eng.º José Joaquim Gardete
Eng.º Paulo Varela
Dr. Pedro Branco

Mel Multifloral: 24 amostras

José Manuel Amâncio – Fronteira
João Domingos Rosa – Avis
Hélder Jesus Ventura – Vale de Maceiras

Mel de Rosmaninho: 16 amostras

1º Maria Luísa S. Garcia – Benavila
2º Carolina Paraire Durão – Ponte de Sor
3º José Francisco Cortes Traquinas – Avis

O Júri...

O Mel de Rosmaninho

Mel Multifloral

Os troféus...


O COLÓQUIO
Presidente da Câmara Municipal de Avis e Direcção da ADERAVIS

Apesar das condições meteorológicas, o colóquio contou com mais de 70 participantes, entre associados da ADERAVIS e provenientes de outros locais do país.
O Presidente da Câmara Municipal de Avis, Dr. Manuel Libério Coelho, e a Direcção da ADERAVIS abriram o colóquio dando as boas vindas a todos os participantes.
Os oradores...


Moderador: Eng.º José Joaquim Gardete

1º tema: Programa Apícola Nacional, Dr.ª Helena Cosinha, DRAPAL.
Nesta comunicação foram apresentadas as diversas “Acções” e respectivas “Medidas” do referido programa, com especial ênfase para a Assistência Técnica.

2º tema: Sanidade Apícola – Varroose, Dr. Filipe Nunes, Laboratório Hifarmax.
Apresentação sumária da biologia do ácaro Varroa destructor, os efeitos nas colónias de abelhas e os métodos e medicamentos usados no controlo da doença.
Foram ainda apresentados estudos de eficácia, conselhos e metodologias de aplicação de diversas substâncias activas.

3º tema: Comercialização do Mel, Dr. Vitor Morgado, COOP Lisboa.
Uma abordagem curiosa à problemática das dificuldades de comercialização do mel, face às complexas e crescentes exigências do mercado. Um notório apelo ao associativismo e organização dos pequenos produtores, no sentido de mais facilmente enfrentarem os obstáculos inerentes a tal processo.

4º tema: Unidades Primárias de Produção, Eng.º Paulo Varela, Montemormel.
O assunto que está na ordem do dia e no topo das preocupações dos produtores/vendedores de mel. Foram apresentadas as exigências legais necessárias ao registo das referidas instalações, tal como os principais equipamentos e materiais aconselhados para a obtenção de um mel salubre e sem riscos de laboração para o operador.

O DEBATE

Um dos momentos altos da tarde e sobretudo muito participado.
As primeiras “farpas” foram para o Programa Apícola Nacional, parece mentira, nomeadamente para o atraso de oito meses e para a ridiculamente exagerada carga burocrática, prazos surreais e demais “infuncionalidades” que há muito o caracterizam.
Ainda relativo ao dito Programa, foi levantado o problema da voluntariamente forçada “perda de direito” ao medicamento, pelos apicultores fora das Zonas Sanitárias Controladas, ou seja, pela maioria dos apicultores. Neste ponto foi largamente reconhecida a importância da apicultura para lá das razões económicas, nomeadamente a sua importância social e ambiental, razões de sobra para que os apicultores TODOS continuassem a receber as habituais ajudas.
Mais uma vez, as exigências inerentes ao registo das Unidades Primárias de Produção, foram alvo de crítica pelos apicultores, dado o desajustamento da legislação em vigor face ao sector apícola. Demonstrando-se mais uma vez que tais regras pouco mais são que uma colagem sem imaginação e adaptada de outros sectores pouco ou nada relacionados.
Relativamente à comercialização, lamentaram-se as regras selvagens que regem os mercados, em particular a especulação promovida por armazenistas e grandes superfícies comerciais.

O único aspecto negativo a assinalar: a ausência de um representante da DGV, convidado para a apresentação do 4º tema. De lamentar que as referidas Jornadas não tenham suscitado junto da autoridade sanitária nacional um mínimo de interesse que justificasse o envio de um técnico.
Fica a dúvida para a autoridade moral a que um dia poderão ter de apelar na fiscalização das mesmas unidades primárias de produção.


Um obrigado especial a todos os participantes, em particular aos que se deslocaram de locais distantes para assistirem às jornadas.

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela organização do colóquio!
Diz quem esteve presente que os oradores foram muito bons e os temas muito bem escolhidos!
Tive muita pena de não ter estado presente!
CC