29 dezembro, 2008

MONTE DO MEL 6 meses, o balanço...



“E as Abelhas nunca mais serão as mesmas...”
Foi com com esta frase que nasceu o http://montedomel.blogspot.com há cerca de um ano.
O objectivo era mesmo começar no dia 1 de Janeiro de 2008, mas... não começou. Após publicitá-la, adiei essa data até finais de Junho.
Até podia desencantar uma série de desculpas convincentes para o atraso, mas vou mesmo ser sincero: reconsiderei uma série de vezes e a vontade de o iniciar era cada vez menor... nula quase.
Mercê de meia dúzia de voltas pelo país, reuniões, palestras e encontros, várias (muitas) vezes ouvia a mesma pergunta: “...e o blog? O Montedomel? Quando sai cá para fora?”
Lá me resolvi a publicar algumas coisas, poucas, a vontade ainda não era muita, ainda hoje não sei se o é, mas resolvi experimentar durante seis meses para ver o que dava. Aguentei-me, já estamos em Dezembro, cerca de 120 “postagens” deram um trabalhão como devem calcular, noites e noites com o portátil ao colo a escrever sobre assuntos que pudessem interessar aos apicultores e demais interessados.
Além dos artigos de Opinião, Técnicos e Notícias, que já publicava na Revista “O Apicultor”, Jornal “Crisopa” e outros jornais, resolvi tentar outras “coisas” que poderiam de alguma forma trazer outra luz ao sector, como o MelToon, a rubrica Colmeias Diferentes e a bolsa de negócios on-line Beesiness, entre outros.
O MelToon, como devem calcular é-me particularmente querido, gosto bastante de tiras de BD. Muitas foram as noites em que para abrir o apetite, começava por fazer os desenhos à toa, nem sequer tinha o “enredo” na mente, mas acabava por surgir depois. Outras vezes, na estrada, tinha de parar o carro para tomar notas sobre alguma ideia que me surgia pelo caminho e não queria perder. Na sala de espera do Hospital de Elvas, numa tarde de Outubro, enquanto aguardava a consulta do meu pai, fiz dois cartoons de seguida. De facto o nosso Sistema Nacional de Saúde “puxa muito pela nossa imaginação”...
Com as Colmeias Diferentes, ainda numa fase inicial, procurei ilustrar sobretudo a criatividade dos apicultores. Não só pela forma como constroem colmeias, mas também com os materiais e desenhos mais insólitos que se possa imaginar, ou os locais e circunstâncias em que praticam a apicultura.
Já o Beesiness – Negócios Apícolas On-Line, parece ser o grande fiasco do montedomel, esperava mais contactos, mais gente a anunciar pelo menos, afinal de contas o serviço é de borla... mas pouco ou nenhum feed back tem havido. Enfim... pontapé p'rá frente e cara alegre, como se diz na minha terra, pode ser que melhore em 2009.
Agora também não levem este desabafo muito a peito, e por solidariedade ou caridade alguém se lembre de anunciar os ditos “parafusos em segunda mão para os pés da centrifuga...”.

Os números e os factos...
A nossa sociedade, tão mal classificada na disciplina de matemática, anseia sempre pela informação numérica, que nem sempre dá uma boa imagem da realidade, mas é fácil de visualizar...

Ultrapassar as 3.000 visitas foi uma surpresa, pois inicialmente contava com cerca de 2.000 para os primeiros seis meses, e àquele número ainda correspondem mais de 7.000 page views.

Durante o último mês, data a partir da qual percebi que “clicando” sobre o “site meter”, conseguia saber a origem dos acessos ao blog, nomeadamente a cidade, região e país, foi outra surpresa:

13 países, incluindo o nosso:

Portugal com cerca de oitenta e tal porcento das visitas, Brasil com cerca de 10% e as restantes distribuídas por: Itália; França; Alemanha; Luxemburgo; Bélgica; Espanha; Austrália; EUA; Argentina; Uruguai e Nova Zelândia.
De Portugal, os acessos neste último mês corresponderam a mais de 100 localidades diferentes, distribuídas de Norte a Sul e Ilhas. Do Brasil, cerca de 50 localidades pertencentes a 17 Estados.
Claro que a maior parte das visitas estrangeiras aconteceram casualmente, os visitantes colocavam palavras ou frases num motor de busca e acediam assim ao blog. Curiosamente vi imensos casos em que o visitante já acedia directamente à página sem buscas no Google, nomeadamente no Brasil, Argentina, Itália, França e Alemanha.

A média de visitas por dia rondava inicialmente as 10 ou 12, que passaram para perto de 20, 25 e quase tocaram as 30 em finais de Novembro. Este número decresceu durante o mês de Dezembro, principalmente por decréscimo de visitas de outros países.
Na volta não vivem um Natal tão apícola como o nosso... é engraçado “brincar” com os números nesta quadra, até porque não há muito mais para fazer com as abelhas.
Noutra volta ainda, estes números nem serão nada de especial, mas eu ainda sou do tempo em que os computadores eram uma miragem, e a felicidade de um dia de brincadeiras era medida pela quantidade de lama que levava no corpo para casa, ou pelo consequente número de voltas que dava à mesma casa a correr à frente dos meus pais...

Fica um obrigado especial ao meu primo José Manuel Varela, o “informático” de facto, que resolve todos problemas de funcionamento, à Luísa pelas fotografias, à ADERAVIS pelo apoio e aos visitantes pelo interesse, apoio e “fé” que têm demonstrado.

O Futuro...
Esta conversa toda cheira mesmo a despedida, mas não é disso que se trata, não há nada que o Português mais goste do que as pieguices das despedidas... mesmo que seja à chegada...!
Posso e devo dizer que vou “tentar” mais seis meses, para fazer um ano, e depois logo se vê.
Mas... era importante, muito importante mesmo, que este espaço fosse mais partilhado, participado e houvessem mais intervenções. Cada assunto que aqui abordo, seja ele qual for, sempre que fica despido de comentários, de contradições, outras opiniões, fica a cheirar a “verdades absolutas”, e muito raras são as verdades dessa casta que não tresandem a grandes mentiras.
As notícias/factos, normalmente são o que são, a não ser que haja falha minha ou das fontes, agora os escritos técnicos resultam sobretudo do meu trabalho e experiências acerca dos temas versados, pouco mais são que um relatório de actividades, de onde tiro as conclusões que vos apresento. Era muito bom para mim e para todos que houvesse um confronto de ideias, de novas experiências e consequentemente de outros resultados para que todos pudessem enriquecer os conhecimentos com tal debate.
Espero sinceramente que o próximo semestre seja mais rico em intervenções dos visitantes...

Só me resta agora desejar um BOM ANO de 2009, com TUDO de BOM para a Apicultura e para o resto..., ficam umas fotos do Monte do Mel físico, onde vivo e que emprestou o nome ao Monte do Mel digital:
Joaquim Pífano








...mas se alguém tiver mesmo os ditos parafusos em segunda mão para os pés da centrifuga, e os queira vender, ou comprar, diga qualquer coisa, o Beesiness existe para isso mesmo...

11 comentários:

Mário disse...

Parabéns Monte do Mel, é um blog bebé, 6 meses mas com conteúdo muito sobredotado :)
Para o ano que vem quero voltar a ler o mesmo discurso, mas com as estatísticas muito mais acima.
Parabéns a ti JPífano e aos teus colaboradores.
Uma feliz passagem de ano e "que as abelhas não voltem a ser as mesmas"

sergio_apic disse...

Há tanto a agradecer ao autor deste Monte do Mel, que nem sei por onde começar pois também não sei se conseguia acabar.

Mestre Joaquim Pífano
o Montedomel espero que seja por muitos e longos anos, se há acontecimento que marca a Apicultura Portuguesa em 2008 é o aparecimento deste Blog e todo o seu dinamismo e identidade muito sui generis, há muito que não se via nada assim.
Na hora da verdade faltam-me agora as palavras e o engenho para compor toda uma avalanche de ideias, recordações, sentimentos, gratidão e momentos bem passados a ler os seus artigos e os seus cartons. acredite que são muitos os apicultores (e não só apics) que lhe agradecem este seu espaço, porque se havia algo de novo para se ver na Net quase todos os dias era o MonteDoMel, sempre a ensinar, a dar ideias, um verdadeiro show apicola ao alcance de todos.
Um Grande Abraço, E o meu muito OBRIGADO pela sua forma de divulgar a apicultura.

VIVA O MONTE do MEL!!!
VIVA!! VIVA!!

Sérgio

Mel Fonte Nova disse...

ó eng. Pifano não se deixe abater toque o blogue prá frente que nós precisamos de si pois com você o apicultor comum entende perfeitamente a sua linguagem e sempre se aprende alguma coisa para sem termos de descodificar termos técnicos aplicar nos nossos apiários ,em relação á pouca participação do pessoal no que respeita a comentários e outros assuntos ,você sabe o Português por norma precisa de ser espicaçado pra entrar em qualquer coisa,por isso toque as abelhas pra frente e vai ver que deixa de dormir só pra responder ao pessoal,já agora a talho de foice porque não criar no blogue uma bolsa de preços do mel para os pequenos apicultores se guiarem espero que 2009 lhe renove energias para que este blogue não desapareça . votos de um bom ano novo. PS- sempre que passe aqui em Serra de El-Rei a caminho da praia do baleal dê um toque , sempre se bebe um café

Unknown disse...

Quim...Parabéns pelo belo trabalho aqui!
...Perfeito!...Não se poderia esperar outra coisa do profissional que você é!
...O Monte está lindo...a casa está linda... o lago de uma paz imensa!
Você merece todo sucesso e felicidade sempre!
FELIZ ANO DE 2009!!

Rita

jose guilherme silva disse...

grande amigo ... do mel,
espero que esteja tudo bem consigo.
devido a enorme dificuldade em conseguir contactar sou
forçado a optar por estas coisas equisitas dos mails.
como sabe ainda estamos a aguardar informação sobre esta matéria aqui na faixa de gaza. continuamos ainda a utilizar o pombo.
o nosso templo está indo.
já abrimos provisóriamente.
iremos brevemente fazer uma inauguração oficial.
espero que possa vir.

continuo a acreditar.

um abraço deste,

infiltrado do mel chinês,

João Figueiredo disse...

Ola Monte do Mel

so hoje descobri este blog e quase que ja devorei metade... mas ainda ha muito para ler ... deparei-me com esta mensagem e nao podia deixar de comentar e de lhe dar os parabens pelo magnifico trabalho e pela ajuda que disponibiliza aos apicultores.
vou sem duvida seguir este blog e participar sempre que pense a minha opinião ser pertinente. além de aprender e muito com a sua experiencie e da dos que por aqui andam também.

um obrigado

e um abraço de um ainda pequeno apicultor
João Figueiredo

Alien disse...

Olá João Figueiredo

Fico muito satisfeito por gostar dos assuntos apresentados no Montedomel, oxalá o possam ajudar na sua actividade de apicultor.
Fico à espera das suas visitas e porque não de sugestões e notícias?
Um abraço

Joaquim Pifano

nane.sul disse...

Olá Quim, parabéns pelo blog..ta lindo!! Abraços Nane brasil

nane.sul disse...

Olá Quim, parabéns pelo blog..ta lindo!! Abraços Nane brasil

ricardo pires disse...

Bem, o meu nome é Ricardo. Acabei de entrar e reparo que os textos datam de 2009, mas como ainda não vi, li nem metade, vou confirmar. Este é daqueles blogs de utilidade pública, que para quem ganhou o direito de expor os seus conhecimentos por experiencias no terreno, como o Sr. Joaquim Pífano, pode fazer passar esse mesmo conhecimento a pessoas inesperientes como eu, o gosto, a utilidade e funcionamento lucrativo deste trabalho. Felicidades e continuação de boas experiencias.
Ricardo pires

Alien disse...

Olá Ricardo,

Fico bastante satisfeito por alguma ajuda que o montedomel lhe possa dar.
Benvindo às "aventuras" da apicultura, oxalá este sector lhe possa trazer bons momentos,

um abraço
Joaquim Pifano