28 fevereiro, 2009

Desdobramento de Colónias... Interactivo

E se fizéssemos um simulador de "desdobramentos"?


Em vez de arriscar uma multiplicação de colónias, real, podíamos ter um simulador em que manipulássemos à nossa vontade e depois era só conferir os resultados...
Volto a este assunto porque tinha planeado desdobrar umas quantas colmeias este fim de semana e dizem-me que vai estar mau tempo.
Espero que não seja verdade, mas se for deixo-vos este desafio: "desdobrar" uma colónia de abelhas "virtual", cuja composição podem ver na imagem "Desdobramento Situação Real", dividindo os dez quadros por dois núcleos, um com rainha e outro sem rainha, como se de um desdobramento de verdade se tratasse.
Vamos supor que cada quadro é igual de ambos os lados.
Como base de comparação fica também a imagem já publicada de uma situação ideal, cuja solução foi exemplificada em 09/02/2009:


A colmeia a desdobrar virtualmente:


Os quadros disponíveis para o desdobramento:


Quais os cinco quadros para o núcleo com rainha? e sem rainha?


Fico agora à espera da(s) solução(ões) nos comentários...
Infelizmente não se trata de um simulador a sério, senão podíamos acompanhar o desenvolvimento de cada proposta... por isso não poderão ser avaliadas...

7 comentários:

Mário disse...

É verdade Mestre o sol foi mesmo de pouca dura.
Na simulação, no núcleo sem rainha creio que bastaria larvas de um dia, pólen e mel, 15 dias depois poderíamos ver se tinham criado uma rainha nova ou não, caso não a tivessem criado na melhor hipótese as abelhas seriam de novo aceites (creio eu) na antiga colónia "perdas mínimas"

Claro que é só uma simulação :)

Francisco disse...

Bom dia,
Um grande bem haja a todos, quanto ao sol pareçe que está de volta, em relação ao desdobramento não nos podemos esquecer dos individuos comilões, que além de comerem mel, a rainha que está para nascer vai precisar de namorar, e para isso a necessidade da existência dos zangãos na altura do desdobramento.
Bons voos

Alien disse...

Concordo inteiramente, apesar da "má fama", os zangãos são tão importantes como as rainhas.
JPifano

Mário disse...

Pois faltavam esses

Anónimo disse...

Caro Mário, se voce pegar metade dos quadros de cria e ovos e passar para uma caixa vazia e completar ambas com quadros de cera, colocar uma tela ecluidora, uma melgueira cheia e sobre ela uma outra tela excluidora, um fundo vazado, com alvado do lado contrário e deixar por uns 90 dias, 13 semanas, depois é só separar que voce tem um novo enxame com rainha nova. Depois de mais uns 90 dias pode repetir o processo nas duas e assim sucessivamente.
Antonio Corrêa, Brasil, Marília, sp.

Fernando Dias disse...

Cumprimentos ao Eng. Pifano e todos os leitores.
Estive a ler este post e achei o exercício engraçado. Como estamos próximo de poder fazer desdobramentos e imaginando as condições ideais de temperatura, existência de zangões, floração, aqui vai como eu faria: no núcleo sem rainha colocaria ao centro o quadro 6 ladeado do 5 e do 2 e nas extremidades o 1 e o 10 (ovos do dia, larvas com 1/2 dias, pólen e mel). 4 dias depois iria lá eliminar as realeiras operculadas. No núcleo com rainha colocaria os restantes quadros pela ordem 3, 4, 7, 8 e 9.
Seria interessante que algum informático apicultor cria-se um jogo virtual com esta temática e com as variáveis conhecidas.
Muito obrigado pelo seu Blog, pela informação e experiência partilhada e pelo sentido de humor invulgar.

Alien disse...

Olá Fernando Dias,

Muito Obrigado pelo seu comentário,
A ideia de um "jogo" apícola simulando as diversas situações do maneio, basicamente um "BeeVille" como no facebook, já me passou pela cabeça, cheguei a reunir inúmeras vezes com um criativo da informática para o efeito, mas a agenda não permitiu ir a lado nenhum, talvez no futuro, :)
Já agora deixo o convite para uma sessão de desdobramentos reais a acontecer lá para Março na ADERAVIS, e que conto publicar aqui no blog quando tivermos a data confirmada.

abraço
Joaquim Pifano