06 abril, 2009

Controlo de Enxameação


Talvez um dos aspectos mais ingratos do maneio apícola. O objectivo (teórico) é impedir a perda de abelhas, e de potencial produtivo, mas na prática acabam quase sempre por sair com as consequências conhecidas.
A captura sistemática de enxames faz com que as colmeias com maior tendência para enxamear se reproduzam mais, seleccionando-se e mantendo-se essa característica indesejável. Com o passar dos anos torna-se mesmo um ciclo vicioso.
Em tempos tive colmeias com tais tendências para enxamear, que ainda lhes faltava ocupar metade do ninho e já tinham dúzias de alvéolos reais. Chegava a destruir os alvéolos semanalmente e nem assim “dava conta do recado”. Uma vez, tinha acabado de fechar uma colmeia e preparava-me para destruir os alvéolos da seguinte, ao ouvir o característico ruído, virei-me, e assisti impotente à saída de mais um. Persegui-o de carro, por raiva, e consegui capturá-lo, nesse tempo compravam-se carros com muita facilidade...

Factores que levam uma colónia a enxamear:

Rainhas demasiado velhas
Excesso de população para o espaço disponível
Muito calor e ventilação deficiente
Ninho bloqueado/ceras velhas
Propensão genética
Captura sistemática de enxames
Factores ambientais
Sanidade da colmeia

...

Para combater estes factores e controlar a situação há uma série de práticas, mais ou menos “praticáveis”, mais ou menos eficazes, que não “dando conta do recado” pelo menos atrasam ou aliviam o problema.

1. Dar espaço à colónia
A falta de espaço no ninho, seja pelo desenvolvimento da colónia/dimensões da população, ou pelo facto dos respectivos quadros se encontrarem bloqueados com mel e pólen velho, potenciam bastante a enxameação. A indisponibilidade de alvéolos para a rainha fazer a postura quase sempre desencadeia tal estímulo.
Pelas mesmas razões, a existência de ceras velhas no ninho também potenciam a enxameação uma vez que a rainha evita fazer aí a postura.
Para evitar esta situação devemos colocar a alça logo que os dez quadros do ninho estejam ocupados por abelhas. Infelizmente, esta acção não nos garante que a colmeia não enxameie, mas se não o fizermos, ela enxameará de certeza.

É comum nesta fase a rainha subir às alças e aí colocar os ovos. Não é um acontecimento muito agradável para alguns apicultores, alegando que mais tarde isso criará dificuldades na cresta, que têm demasiada criação a ocupar o espaço ao mel, chegando até a isolar a rainha no ninho com uma grade excluidora.
Pessoalmente é o que menos me incomoda. Desde que substitui a maioria das colmeias (Reversíveis) por Lusitanas, raramente tal me acontece, mas se suceder, a rainha que disponha do espaço que entender para cumprir a sua função. Raras são as alças ocupadas com criação que até ao fim da estação produtiva (Primavera + Verão) não sejam cheias de mel.

2. Arejamento da Colmeia
O ar abafado e húmido no interior da colmeia é mais um dos factores que leva à enxameação. Quase sempre os apicultores pensam que o bater de asas das abelhas no interior, à entrada e na tábua de voo, é suficiente para renovar a atmosfera interna. “Agarrados” a este preconceito tapam todos e quaisquer “buraquinhos” que a caixa possa ter, não se constipem as abelhas: Réguas reguladoras de entrada durante a Primavera, buraco da prancheta tapado e sabe-se lá que mais...
Sempre se pode argumentar que muito antes do Homem “pôr” os pés na Terra, já haviam abelhas em “tocas” naturais, e algumas sem qualquer arejamento, mas se nós pudermos dar uma ajuda...
Desta feita, importa retirar a régua reguladora da entrada (pelo menos colocá-la na posição com mais aberturas), logo que terminem as sessões de alimento estimulante, tal como remover a tampa do buraco da prancheta.
Também se pode fomentar o arejamento eliminando aquelas estranhas “esculturas” que as abelhas tanto gostam de fazer sobre a cera velha e no estrado da colmeia.

3. Cortar as asas à rainha...
Exactamente isso que eu disse, pior ainda: que escrevi. Há quem o tenha feito (faça?) e até vem aconselhado nalguns manuais. Nunca fiz tal coisa, já me disseram no entanto que este método também não prima pela eficácia.
Dizem que a rainha tenta sair da colmeia, normalmente, como se tivesse asas. Cai, ou fica-se pela tábua de voo, as abelhas saem todas com ela e gera-se uma grande confusão...
Se alguém tiver uma opinião diferente sobre este procedimento agradecia-lhe que partilhasse o seu ponto de vista, pois conheço-o muito mal...

4. Grade excluidora de rainhas à entrada da colmeia
Tal como o anterior, é um processo pouco comum.
Consiste na colocação de uma “armadilha” em rede, cujos orifícios permitem a passagem das obreiras mas a rainha não o pode fazer. Pouco conheço este método, mas apontam-lhe falhas semelhantes ao anterior.

5. Arrefecer o ninho
Aparenta ser um bom método, ainda assim pouco eficaz.
Consiste em intercalar quadros de cera moldada entre os quadros de criação. Tem até uma série de vantagens: a substituição de ceras velhas por novas, o que torna o ninho mais atractivo para a postura da rainha, favorece o arejamento e cria mais espaço. Tudo isto contraria a enxameação.
Mas será possível controlar de facto esse arrefecimento? E se a criação morrer? É pior a emenda que o soneto... Se as temperaturas forem altas até é tentador, mas o mês de Abril costuma ser frio.
Ainda que tudo corra bem nada nos garante que a rainha não parta com o seu séquito...

Talvez seja mais correcto se esse arrefecimento for faseado: Substituindo primeiro os quadros das extremidades (só com mel e ceras velhas), e só mais tarde colocar um ou dois quadros de cera moldada entre os quadros de criação.
Mas isto não é bem um “arrefecimento”, é mais uma troca de ceras!!! o que já ajuda bastante...

6. Destruição de alvéolos reais
É o método mais moroso e cansativo, ainda assim o que nos dá mais garantias de sucesso.
Não tem nada de especial, limitamo-nos a destruir todos os alvéolos reais que encontramos na colmeia. Esta tarefa deve ser feita de oito em oito dias (semanalmente), procurando com todo o cuidado os alvéolos reais no ninho e inclusivamente nas alças.
Normalmente iniciamos esta acção em finais de Março (depende dos anos e das regiões). Logo que se destruam os primeiros não podemos falhar mais nenhuma sessão, ou perde-se todo o trabalho.
Os primeiros alvéolos reais encontram-se quase sempre no centro e extremidades dos quadros (junto à criação), a partir da primeira sessão começam a surgir um pouco por todo o lado, na parte de baixo dos favos (quando a cera não encosta à madeira), entre os quadros do ninho e das alças e até em alças com pouca ou nenhuma criação. Parece que as abelhas “adivinham” as nossas intenções, camuflando e escondendo os ditos alvéolos nos locais mais inesperados.
O “perigo” de enxameação só passa com o fim das fontes exteriores de néctar, data em que podemos parar com o controlo.

MUITO IMPORTANTE:
Antes de iniciarmos a destruição dos alvéolos de cada colmeia, convém verificar alguns aspectos que possam indiciar o facto da colmeia já ter enxameado. Nesse caso, tal tarefa além de uma perda de tempo, ainda pode condenar a colónia, na medida em que a rainha (o enxame) já saiu e convém deixar alguns alvéolos para que nasça uma nova rainha.

Ausência da rainha (velha), podemos apenas não a encontrar, como pode já ter saído no enxame.
Ausência de ovos, ou ovos do dia (posição vertical).
Alvéolos reais abertos lateralmente, indício muito seguro da saída do enxame, não só a rainha velha já saiu como também já nasceu a nova e destruiu os restantes alvéolos.
Existência de rainhas jovens a percorrer os quadros ou mortas no exterior. Reconhecem-se pelas pequenas dimensões, quando estão vivas deslocam-se muito depressa, aparentemente “nervosas” quando comparadas com uma rainha fecundada e já estabelecida.

Legenda da figura anterior:

1 - Alvéolo real em forma de cálice, existem na colmeia durante quase todo o ano. Podem ou não ter ovos/larvas, consoante irão ou não ser utilizados.
2 - Alvéolo real com ovo ou larva no interior. Ainda está por opercular, mas é um alvéolo real activo e em crescimento.
3 – Alvéolo real já operculado. No máximo, em sete ou oito dias irá nascer a nova rainha.
4 – Alvéolo real aberto. A rainha já nasceu, quase sempre é visível a “tampinha” do orifício aberto pela rainha ao nascer. Nestas situações o controlo de enxameação falhou ou já não se justifica.
5 – Alvéolo real destruído antes da saída da rainha. Outro indício de falhas no controlo de enxameação. A abertura lateral foi provocada pela rainha velha, pela(s) primeira(s) rainha(s) nova(s) que eclodiu, e ou até pelas obreiras.

Outro indício da proximidade da enxameação é quando se acumulam grande número de abelhas no exterior da colmeia ou do cortiço. Os espanhóis têm uma expressão curiosa para este fenómeno: hacer la barba, pois de facto o acumular de abelhas na tábua de voo e parede frontal lembram uma barba.

Pouco tempo depois é visível na frente da colmeia uma grande nuvem de abelhas, num voo ruidoso e que podem ou não pousar nas proximidades do apiário.

Não devemos confundir este comportamento com outro, em tudo semelhante, onde as abelhas voam em grande número viradas para a entrada da colmeia. Trata-se de um grupo de abelhas jovens, que fazem o primeiro voo, mantendo-se durante algum tempo a pairar naquela posição.
Na Primavera de 2001, com trinta colmeias consegui produzir uma tonelada de mel (aprox. 35Kg/colónia). Todos os fins de semana entre quinze de Março e quinze de Maio fiz o controlo de enxameação pela destruição de alvéolos reais.
Foi um trabalho bastante duro, não só pelo facto de carregar com 300 quadros do ninho e 810 quadros de alça, fazer uma rotação com o pulso para os ver na frente e verso e ainda a atenção necessária para encontrar e destruir os ditos alvéolos.
Finda a Primavera, sem perder um enxame, desdobrei todas as colónias. Com as 60 resultantes ainda produzi cerca de 700 kg de mel de Girassol. Foi um ano bem produtivo, mas confesso que estive sempre lá, a trabalhar com elas...

15 comentários:

Hugo Martins disse...

Caro amigo Pífano, antes de mais parabéns pelo excelente trabalho sobre prevenção de enxameação!

Mas permita-me apenas referir que existe um método que não referiu e que produz resultados superiores. É a técnica "Demaree". Não sei se conhece mas é extremamente fácil de executar e apenas precisamos de um ninho extra, quadros com cera puxada (se não os tivermos também´m não há problema) e uma grade excluidora de rainha.

Abraços
Hugo Martins

Anónimo disse...

Boa noite
Para arrefecimento da colmeia à quem utilize o fundo em rede (tipo de mosqueira),será boa ideia?
Principalmente no inverno, deve entrar muito frio na colmeia,tem conhecimento de casos destes?

Cumprimentos, Bruno Pinto

Apisarte disse...

Quando falamos em arrefecimento, em geral estamos a falar em retirar criação para que percam a febre de enxamear.
Aparei durante muitos anos uma das asas das rainhas! Nunca vi algum inconveniente, pelo contrário! Pelo menos ganhamos 15 dias, porque nestas alturas por vezes nem temos tempo para respirar...! Se as abelhas por vezes lhes roem as asas quando as besuntamos com mel na introdução, porque não podemos nós apara-las?
Também adquiri uma armadilha na extinta A.S.D. para apanhar as rainhas á saída! Grande obra de arte!
Um abraço

hitchi disse...

Óptimo artigo!
Eu uso o arrefecimento (ou a abertura) do ninho, como disse não é muito eficaz no controlo da enxameação mas a renovação de ceras é muito importante, e é a unica forma de conseguir que uma colmeia bloqueada tenha criação suficiente para encher umas alças.

Anónimo disse...

Apiaçores
Gostei da explicação.Parabéns pelo trabalho. O meu problema neste momento é outro. Tenho um enxame que fiz em Junho, a rainha é nova, estava a criar bem, com boa postura e de momento deixou de pôr, sabe-se lá porquê. A colmeia está em declíneo, a rainha está lá mas não há criação, tem alimentação suficiente para alimentar as crias mas a rainha não está a fazer o seu trabalho. Se alguém tiver alguma explicação para isto eu agradecia. Cumprimentos

Alien disse...

Caro APIAÇORES,

Na minha opinião poderão haver muitas explicações para o sucedido, pelos dados que forneceu:
- Quando se refere a alimentação suficiente são as reservas na colmeia ou néctar no exterior?
Mesmo com poucas fontes de néctar a rainha não pára totalmente a postura.
- Terá a rainha sofrido algum dano nas patas ou no abdómen durante o maneio?
- Poderá não ter sido bem fecundada e esgotou as reservas de sémen?
- Também pode ter havido um acidente, a rainha original ter sido substituida e a nova rainha não ter sido fecundada, mas se a fez em Junho não creio que haja tempo para ter sido naturalmente substituida.
- Qualquer deficiência biológica motivada por consanguinidade que conferiu à rainha uma menor viabilidade em termos de postura. Sei que nalgumas ilhas dos Açores já há relatos de problemas com a consanguinidade.
- Por vezes também há interrupções na postura motivadas por estimulos ambientais (o que não parece ser o caso) outras vezes (mais raras) sem justificação aparente.
- Etc...
De qualquer forma, e não lhe estando a dar qualquer novidade, o ideal será mesmo a sua substituição. Não deixa de ser estranho porque as abelhas não a substituem naturalmente. Fica a sensação que o problema não é da rainha, mas externo, (ambiental? falta de néctar/pólen no exterior?)
Quando o problema é mesmo da rainha as abelhas tendem a substitui-la naturalmente...
As outras colónias estão a produzir ?

Um abraço
J Pifano

paulo disse...

boas.tou.com.um.grande.problema.andem.5.dias.a.procura.de.um.enxame.selvagem.que.acabei.por.o.encontrar.o.problema.e.o.seguinte.a.fim.de.2.dias.ela.saio.da.caixa.ficando.a.5.metros.metia.novamente.la.dentro.e.ao.fim.da.tarde.ja.nao.tava.la.outra.vex.reparei.que.tavam.a.entrar.outras.abelhas.dentro.da.caixa.para.pilhagem.sera.que.tem.a.ver.para.o.abandono.da.mestra.da.caixa.o.enxame.ta.fraco.

Alien disse...

Olá Paulo

experimente colocar um quadro com criação operculada nessa caixa onde colocou o enxame selvagem, e forneça alimento artificial.
Se puder afaste tb a colmeia uns 3 km desse local

abraços
Joaquim Pifano

ricardo disse...

Bom dia.
Alguem me pode ajudar. Tenho uma colonia em que a mestra esta a fazer a postura de varios ovos no mesmo sitio tem 5 a 7 ovos no mesmo local. O que se estara a passar?

Alien disse...

Olá Ricardo,

Pode estar a acontecer uma de três situações:

1- Mestra demasiado velha (pouco provável)
2- Colmeia orfã e os ovos resultam da postura de uma obreira poedeira, devido àa falta prolongada de rainha.
3 - Mestra demasiado nova, recém-fecundada e que está agora a iniciar a postura.

Se o Ricardo sabe o historial dessa colónia, ou seja, se lhe acompanhou o desenvolvimento, deverá saber qual das hipóteses é a mais provável.

Espero ter ajudado

abraço
Joaquim Pifano

Gutti_R disse...

Colocando a tela excluidora de rainhas, tive a experiencia das operárias saírem da colmeia, se alocarem em uma árvore e depois retornarem por que a rainha não conseguiu sair, fizeram isso por 2 dias consecutivos

Wanderson Lira disse...

Aqui no Brasil também tive a mesma experiência que o Gutti comentou acima... Capturei um enxame natural e coloquei uma tela excluidora de alvado feita por mim mesmo logo no primeiro dia, no dia seguinte todas as abelhas voaram, como a rainha não pode sair, passados uns 15min retornaram todas... Três dias após, repetiram a enxameação e, mais uma vez, a rainha ficou presa e todas as abelhas retornaram para a colmeia. Agora já estão produzindo bem e com crias. Pode não ser a técnica ideal para o controle de enxameação, mas ao menos dá um bom tempo para o apicultor dividir o enxame e tentar acabar com a sanha enxameadora da colônia.

Alien disse...

Olá Wanderson

Por acaso notou algum aumento de agressividade nas colónias
que queriam enxamear e não o podiam fazer por causa da tela excluidora?
Pergunto isso porque já ouvi comentários nesse sentido.

Joaquim Pifano

Anónimo disse...

Olá tudo em ordem amigo? Você falou que fez revisão de 8 em dias em suas colmeias. Isso afetou de alguma forma as colônias? Digo elas ficaram mais agressivas ou isso deu impacto na produção? Pergunto pois, trabalho com abelhas africanas aqui no Brasil, e elas tem um instinto grande para enxamear, mas me falaram que revisões muito frequentes prejudicam a colônia. Gostaria de saber sua opinião.

Anderson Bueno

Alien disse...

Caro Anderson Bueno

Não tenho uma resposta muito satisfatória para si.
Concordo integralmente que as inspecções muito frequentes
afectam negativamente as colónias de abelhas e o recíproco
também é verdade, as colmeias deixadas em paz apresentam melhores
resultados, mas aqui na Europa devido a algumas doenças e moléstias
não podemos ficar muito tempo sem mexer nas colmeias.

Quanto à agressividade, há quem diga que diminui com
inspecções frequentes e há quem diga que aumente
e eu já constatei as duas situações e talvez não haja
grande correlação.

Mas o ideal é mesmo diminuir o número de inspecções
e tentar um método alternativo de controlo de enxameação
eliminando rainhas mais velhas, fazendo desdobramentos (multiplicação de colónias)
antes da estação da enxameação, mantendo as colmeias arejadas e com espaço...

Há uns anos visitei um apiário de africanizadas
em Manaus, e acredito que não seja fácil trabalhar
com tais abelhas

um abraço
Joaquim Pifano