22 abril, 2009

Ele há com cada ideia...

Numa das repartições públicas onde entro diariamente trabalha um funcionário, meu amigo, que todos os dias me apresenta uma nova proposta de negócio. A última, ou melhor, a que mais tem insistido tem a ver com a produção de um mel especial que combata o tabagismo.
Começou por me perguntar como reagiriam as abelhas se fossem colocadas na proximidade de uma cultura de tabaco. Se tal como noutras florações as abelhas recolhiam o néctar e produziam um mel rico em... nicotina!?
Não tive resposta para lhe dar, a planta do tabaco, uma Solanácea tal como a batateira e o tomateiro, apresentam alguma toxicidade, nem sei se a nível do néctar ou outro composto qualquer. Duvido até que as abelhas demonstrassem alguma preferência por tais açúcares.

De qualquer forma, e assumindo que o projecto avançava, sempre à revelia da Tabaqueira Nacional ou da Philip Morris, pretendia-se injectar o mel em pequenas cápsulas que depois seriam colocadas no interior dos cigarros. O fumador “viciado”, começava logo a poupar nos fósforos ou no isqueiro, limitava-se a chupar e em vez de fumo saía... mel!
Acredito que os números referentes às doenças respiratórias sofressem um forte revés, o pior seria depois a diabetes...
Eu gosto muito de mel, infelizmente nutro o mesmo sentimento pelo tabaco, agora uma “salada” com os dois não me parece grande ideia, mas se alguém quiser arriscar...


2 comentários:

Mário disse...

Era sem duvida uma boa ideia, caso desse resultado claro, creio que trocava com muito boa vontade, além de poder fumar "mel" em espaços fechados.
abraço
ferradela

Apisarte disse...

Talvez o "travar" ficasse parecido com o degustar!
Há cada ideia!
um abraço