01 setembro, 2008

ADERAVIS Polinização do Girassol

No fim da Primavera, a ADERAVIS conseguiu que vários dos seus associados deslocassem cerca de 700 colmeias para as florações de Verão.
Tal facto deveu-se à celebração de contratos de polinização entre os apicultores e produtores de girassol espanhóis que alugaram terras na região para esse efeito. Para a produção de sementes híbridas era necessária a polinização cruzada entre várias cultivares de girassol, tarefa que foi levada a cabo pelas abelhas.
Acabou por ser um Verão positivo para os apicultores que alem do incentivo monetário pago pelo serviço de polinização (9,00€/colmeia), ainda viram a produção anual acrescida com o mel obtido na transumância.
As exigências feitas pelos agricultores limitavam-se a colmeias bem povoadas, crestadas e com alças vazias sobre o ninho, uma densidade de 3 colmeias/hectare e a permanência no local durante todo o período de floração. Em contrapartida e além do pagamento da polinização, os produtores de girassol ainda disponibilizaram “sombreros” que protegiam as abelhas do Sol e do ataque dos Abelharucos.




Os sombreiros eram longas redes suportadas por cabos e postes de ferro com cerca de dois metros de altura, e que albergariam 60 a 80 colmeias cada um. Foi opinião unânime dos apicultores que aqueles teriam desempenhado melhor a sua função se a rede utilizada fosse substituída por rede verde, de sombreamento, uma vez que protegia mais da luz solar. De qualquer forma não houve baixas assinaláveis nos efectivos e as produções foram muito satisfatórias.



O balanço final foi bastante bom quer para os apicultores, pelas razões apontadas, quer para os agricultores que conseguiram a respectiva produção de sementes, ficando a vontade de ambas as partes em continuarem no ano seguinte.




Será que ouvi alguém pensar alto em utopias como o Ministério da Agricultura nacional conceder ajudas aos agricultores para pagamento de serviços de polinização? Pelo menos era uma alternativa às anedóticas Agroambientais para a apicultura com que ninguém beneficiou há poucos anos atrás.

4 comentários:

sergio_apic disse...

Este Blog, é um espctáculo!!!!!!!!
Ao autor o meu Obrigado, pela dedicação

Mel Fonte Nova disse...

poi s é este blog é mesmoum espétáculo e sempre se aprende alguma coisa

PM disse...

Actualmente já não existem agricultores espanhóis a querem fazer o mesmo?

Alien disse...

Sim existem, ainda este ano foram solicitadas imensas colmeias para o efeito.

Tal como para a polinização de trevo e de ameixeiras de agricultores nacionais.