01 abril, 2009

Varroose na Idade Média ???

Apetece responder que sim, ou pelo menos os factos parecem confirmá-lo...
É do conhecimento geral que esta moléstia só entrou em Portugal em meados da década de 1980, pouco depois de ter infestado toda a Europa.
Mas... na semana passada, durante uma visita de rotina às colmeias do Padre Gervásio Pinote, pároco de uma das freguesias do concelho de Avis, deparo-me com esta estranha mas grandiosa descoberta:

Uma tira acaricida, muito velha e ornamentada com a cruz da Ordem dos Templários!!!, onde se pode também observar uma assinatura quase ilegível.

A principio nem me surpreendeu, ou não fosse o dito padre comunicar-me que a caixa de onde a retirei ninguém lhe mexia há uns três ou quatro séculos. O cheiro apesar de vestigial não deixava dúvidas: tratava-se de “amitraz” a conhecida substância activa do “acadrex”, medicamento clandestino usado no combate à Varroose. Isto foi mais tarde confirmado pelo Zanganeiro, nome fictício do produtor local deste medicamento, e a seu pedido por recear consequências maiores, cujo olfacto detecta tal produto a quilómetros.
O Sr. Padre Pinote ainda comparou a assinatura, ou o que resta dela, com outras existentes em velhos documentos da paróquia, e acreditem ou não, assemelha-se muito à de um bispo que viveu entre 1302 e 1386.

Existiria de facto tal parasitose nas abelhas medievais? E já havia tratamento para ela? Porque razão a ornamentaram com a cruz dos Templários? E porquê assinatura do bispo da época? Seria ele o responsável pelo Programa Apícola desses tempos?
De facto, sempre que me falam no Programa Apícola só me ocorrem “coisas” Medievais, mas assim? Perdoem lá esta do dito Programa, mas a excitação de tal descoberta está a mexer muito comigo...

Ponto da situação: A tira de cartão foi anteontem enviada para um laboratório de referência, onde irão tentar aferir a data em que tal objecto foi feito.
Logo que tenha notícias... já sabem!

3 comentários:

João disse...

Não sei se é por ser o dia 1 de Abril, mas não muito bem para acreditar...

Anónimo disse...

Realmente pode ser uma descoberta revolucionária.
Bons voos
Francisco

Mário disse...

Concordo com o João, entre 1302 e 1386 creio que ainda não haveria cartão propriamente dito, muito menos canelado :)
Mas se o tal laboratório de referencia conseguir provar a antiguidade..., Mestre Pifano os meus parabéns pela descoberta, é algo fascinante.